quinta-feira, 29 de março de 2012

Psoríase pode estar associada com outras doenças

Um das características da psoríase é a inflamação crônica, uma condição que também está presente nos indivíduos com resistência à insulina, obesidade e doenças cardiovasculares. O estudo agora apresentado no encontro anual da American Academy of Dermatology sugere uma possível associação entre a psoríase e estas doenças mais graves.

Joel M. Gelfand, da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine, nos EUA, revelou que alguns estudos têm sugerido que os indivíduos com psoríase têm algo em comum com os pacientes diabéticos, as suas partículas de colesterol LDL são mais pequenas e densas. Este tipo de partículas são mais propensas a tornar as artérias mais rígidas, aumentando o risco de enfarte agudo do miocárdio.

O investigador referiu também uma outra investigação, que envolveu mais de 4.000 indivíduos com psoríase, que demonstrou que os indivíduos que tinham grandes extensões de pele afetadas por esta doença tinham um maior risco de sofrerem de síndrome metabólica, um grupo de condições que incluem obesidade, elevados níveis de triglicerídeos e glucose, e elevada pressão arterial, que conjuntamente aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Este estudo constatou que havia um efeito de dose resposta entre a psoríase e a síndrome metabólica, quanto maior era a severidade da doença dermatológica, maior era a sua associação com a síndrome metabólica.

Alguns estudos têm também demonstrado que a psoríase aumenta o risco de eventos cardiovasculares. Assim, Joel M. Gelfand aconselha os pacientes psoriáticos a adotarem um estilo de vida saudável por forma a diminuir o risco de desenvolvimento destas doenças. 

Assim o investigador aconselha os pacientes a: não fumar, ter um consumo de álcool limitado, adotar um dieta saudável e equilibrada, manter um peso saudável, ter um estilo de vida ativo, submeterem-se a níveis baixos de stress e controlar regularmente a pressão arterial, níveis de glucose e colesterol.


0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Farmatec | by TNB