quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Beleza, bronzeamento e riscos


Moramos em um país tropical,  o Brasil, em que temos sol o ano todo, a exposição solar é durante todo o ano. É muito importante aplicar o protetor solar meia hora antes de se expor ao sol, reaplicar a cada duas horas. 
 
Existe até uma regrinha, colocar duas colheres de sopa do protetor solar por todo o corpo. 
 
Mas temos o desejo de aproveitar cada minuto para conquistar aquela cor dourada, faz com que os cuidados tenham de ser redobrados, pois é o período em que a ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB) é mais intensa. 
 

Com o intuito de desmistificar a idéia fortemente arraigada no imaginário popular, de que a exposição ao sol nas praias, desde que com a simples proteção dos chamados guarda-sóis e com a ida freqüente ao mar, não traz maiores problemas, è importante salientar que a água aumenta a irradiação em 5% e a areia em 25%. São justamente nestes espaços que os cuidados devem ser maiores.

Outro ponto importante, alvo de muitas dúvidas, é sobre a utilização do filtro solar. Nos últimos anos, especulou-se que o uso do filtro solar poderia causar osteoporose, pois a síntese de vitamina D, realizada através da exposição ao sol, ficaria prejudicada. Não há até hoje nenhum estudo científico que comprova tal relação. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas, no seu dia-a-dia e desde os primeiros meses de vida, utilizem hidratantes e filtros solares.

Após tais considerações é necessário que a população fique ciente de que os protetores solares devem ser escolhidos conforme o tipo de pele da pessoa que vai utilizá-lo, sendo que, de uma forma genérica, pode-se dizer que o fator de proteção solar mínimo, recomendado é o de número 30.
 
Fonte: SBD

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Farmatec | by TNB