De acordo com estudo publicado pela revista Nature, pessoas com cabelos ruivos e pele clara enfrentam um risco elevado de ter melanoma. Isso é devido a feomelanina, pigmento que dá origem ao cabelo vermelho, que é por si só um gatilho para a doença.
No estudo, pesquisadores analisaram como que é possível desenvolver melanoma quando se tem exposição à luz ultravioleta, forma de radiação que pode danificar o DNA. Foram utilizados ratos pretos, albinos e amarelo-ouro ou ruivos, com o intuito de imitar uma variedade da pigmentação humana. Antes mesmo da exposição aos raios UV, 50% dos animais ruivos desenvolveram melanoma em um ano, enquanto os pretos e albinos desenvolveram melanoma em taxas baixas e ao longo de um período maior.
Para os pesquisadores, uma vez que a radiação UV não poderia ter causado o câncer, o pigmento feomelanina causou uma reação química prejudicial dentro das células, o estresse oxidativo. Esse dano ocorre quando as células produzem uma espécie de molécula de oxigênio alterada como resíduo. O excesso desse resíduo pode danificar o DNA e estabelecer bases para o câncer.
Os resultados podem explicar a razão pela qual pessoas de pele mais escura têm risco significativamente menor de melanoma e também o motivo dos indivíduos ruivos serem mais suscetíveis ao melanoma.
Fonte: SBD
0 comentários:
Postar um comentário